segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COMO EXPOR QUADROS NAS PAREDES

Você é dessas pessoas que na hora de pregar um simples quadrinho fica insegura? Ou daquelas que saem pregando e pendurando tudo sem medo e só depois se deparam com um resultado assim não tão desejado. Bom pendurar quadros ou fazer uma composição não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas tem seus segredinhos... Quer saber como fazer? Então vamborarrumar?



Gravuras, telas, fotografias, desenhos e afins

Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, conferem estilo e marcam a identidade do local e de seus moradores. Seguir algumas dicas pode facilitar sua escolha e sua distribuição, valorizando a obra de arte e o ambiente no qual está.

RESPEITE A ALTURA

Quadros sobre móveis podem ficar 30 cm acima da mobília. Além de evitar batidas de cabeça, isso vai deixá-los na “altura dos olhos”, entre 1,50 e 1,70 cm do chão. (Eu uso a medida de 1,60 cm – sempre dá certo!)

Fonte: Portal Clique Arquitetura


Centralize

Se o ambiente tem um móvel predominante, centralize o quadro por ele, não pela parede.



Alinhe

Quadros costumam ficar melhor quando alinhados – por cima, por baixo, pelo meio, escolha.

Alinhamento inferior...
Alinhamento central...
Alinhamento horizontal...
Alinhamento vertical..


TESTE COM PAPEL
Recorte pedaços de papel kraft com o tamanho exato dos quadros – eles servirão como moldes. Depois disso agrupe os moldes na parede para iniciar a composição. Se não gostar, tente organizar mais uma vez até escolher a melhor posição para cada moldura.


DICA: Além de testar várias composições você pode marcar no próprio molde de papel o local onde você colocará o prego e marcá-lo na parede.

Instalação
Preguinhos normais dão conta dos quadros mais leves, mas não se esqueça de colar antes de fixar o prego um pedaço de fita crepe na parede – isso evitará que ela “estoure”.

Já os especialistas recomendam usar furadeira, bucha e parafuso (nº 6) se a moldura pesar mais de 4,5 kg. Se não quiser furar a parede pode usar fitas fixadoras. Existem no mercado vários tipos entre elas a dupla face e a de velcro. A primeira depois de aplicada não tem como ajeitar, já a segunda você pode tirar e recolocar o quadro. Agora ambas estarão coladas na parede e o risco de arrancar a pintura no momento da retirada das fitas é grande, cuidado!





Alguns conselhos úteis
A forma clássica de organizar os quadros em um ambiente é a seguinte:

1. Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia, se essa obra tiver um tamanho grande e proporcional à parede;


2. Quadros atrás do sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60 m, porém a pelos menos 30 cm do topo do móvel;




3. Obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede. O ideal é criar um eixo e montá-las respeitando determinado critério (central, horizontal, vertical,etc);




4. Sobre um aparador, deixe pelo menos 20 cm de altura entre o quadro e o móvel.




5. Não sabe o que fazer com seus porta-retratos? Organize sua coleção sobre uma prateleira estreita, que deve estar a 1 m do piso. O bacana é que você pode reordenar as peças sem fazer sujeira. E sempre há um espacinho para uma foto nova. Esse arranjo fica muito bom em corredores e quartos;



Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si. Uma coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme ao lar. As obras precisam ser escolhidas pela afinidade e valor sentimental dos moradores, não exclusivamente pela função estética na decoração.





Imagens: Google, UOL, Revista Super Interessante, Casa Cláudia







6 comentários:

  1. É muito competente mesmo!!! bjs Yoneeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Patrícia,
    Os assuntos estão cada vez mais interessantes. Leio todos. Continue assim.

    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Prima!

    Parabéns pelo blog, vou tirar ideias para decorar a minha casa! Tens dicas ótimas! ;)

    **Beijos
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, principalmente do alinhamento central e dos objetos pequenos misturados com os quadros, gosto muito dessa mistura de informações. Parabéns! Beijos, Claudia.

    ResponderExcluir
  5. Querida Patricia,
    Voce está de parabéns com seu blog inteligente e muito útil.
    Bjim,
    Albenisia

    ResponderExcluir
  6. Estava com vários quadros pequenos guardados ,então resolvi procurar alguem para ajudar-me a expor.Voce nos forneceu dicas maravilhosas.Fico grata por suas idéias.Sou de Fortaleza.

    ResponderExcluir