terça-feira, 14 de junho de 2011

Como dividir ambientes

Me diga quem nunca ficou na dúvida em como dividir os ambientes de forma bonita e prática? Pois bem, saibam que é possível sim fazê-lo... Independente do tamanho de seu cantinho sempre dá pra dar um jeitinho. Marcar visualmente os espaços com diferentes funções, mas sem erguer uma parede entre eles - já que divisões dão a impressão de área menor. Vamos ver?

Cores

As cores podem determinar o uso dos ambientes. Separar a sala de estar e a sala de jantar pintando cada uma delas de uma cor ou sobre tom pode ser uma idéia.


O mesmo efeito se consegue com papel de parede ou um painel de madeira por exemplo. No quarto das crianças é possível estabelecer o lado masculino e o lado feminino pintando a parede de duas cores. Os móveis de cada filho podem ser diferentes ou não. Mas o ideal é usar uma base neutra para o mobiliário e ousar nas cores e detalhes femininos e masculinos.



Pisos e tapetes
A mudança de piso de um espaço para o outro pode se dar da várias formas. Uma delas é pelo tipo de revestimento, como ter porcelanato na cozinha e amadeirado na sala. Ou ainda fazer um detalhe, recorte entre os dois pisos pra que os ambientes fiquem visualmente separados.


Os tapetes  também servem ao propósito de limitar o espaço, mas sem fechá-lo. É importante ter essa noção de onde o ambiente começa e termina, isso gera sensação de conforto. Ao mesmo tempo em que a setorização define, ela mantém a área ampla.











Móveis “coringas”
Eles são grandes aliados na hora de dividir os ambientes. Dentre os "coringas" da delimitação de ambientes estão os aparadores. Em geral colocados atrás do sofá, suavizam as costas do móvel e dialogam com o outro espaço, para o qual estão virados. Uma dica: os móveis devem ter acabamentos dos dois lados.


O aparador pode ter a altura do encosto do sofá...

...ou ser mais baixinho. 

Já os bancos podem ser usados também, pois não rompem a unidade visual do ambiente. Ao contrário: por serem compartilhados pelos dois espaços ajudam a integrá-los. Servem como assento extra ou como mesas de centro.

Usado como mesa...
 
 

...ou empilhado.

 Os biombos são uma opção dependendo do estilo da decoração. Eles funcionam como uma parede móvel e são perfeitos para quem tem um computador na sala por exemplo. No quarto, eles garantem um lugarzinho só seu e separam o lugar de se vestir e sua cama.


 

Aqui o biombo proporciona privacidade...

 vira cabeceira...



 

 

... pode criar clima de intimidade na sala de jantar...


... ou fazer uma separação sutil entre os ambientes.


Pode-se usar também estantes vazadas, existem variados modelos no mercado ou você pode contratar um profissional para projetar um especialmente para você!




Essa estante é de papelão!


9 comentários:

  1. Patricia,
    Parabéns pela iniciativa. O seu blog está muito bonito e a primeira matéria está muito interessante. Agora gostaria de entender esta de biombo no quarto..."eles garantem um lugarzinho só seu e separam o lugar de se vestir e sua cama". Quer dizer que se eu fizer isto no meu quarto de casal, eu não verei minha mulher trocando de roupa mas os vizinhos sim? Pela imagem, ela se esconde de mim mas fica em frente a uma janela para todos verem. hahahaha!
    brincadeirinha....
    É sempre bom ver as pessoas compartilhando conhecimento.
    Um abraço,
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Pati querida!
    São tantas dicas maravilhosas, que eu fico pensando sobre o que vc vai escrever no próximo! Vou esperar pela atualização com muuuuito interesse. Parabéns pelo conteúdo. De primeira!
    Cléria

    ResponderExcluir
  3. Oi Patricia,
    parabéns pelo blog. Gostei muito das dicas. adicionei nos meus favoritos.
    Bjos.
    João Maria e Olivia

    ResponderExcluir
  4. Pat, adorei! Já recomendei a leitura para algumas pessoas que teem dúvida de como arrumar a casa. Parabéns amiga! Eu também vou estar por aqui te visitando.

    Francisca Gurgel

    ResponderExcluir
  5. Yone

    Parabéns Pat!! Isso aí garota!!!

    Bjs e muito sucesssssooooo...vai ter é claro!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua proposta, ainda mais compartilhar com os outros, isso faz a diferença. Está bem estruturado e tem conteúdo, só senti falta dos teus trabalhos, publique e comente, isso é uma ótima forma de divulgação.
    um beijo
    Clarissa

    ResponderExcluir
  7. Pati

    Obrigada pelas dicas...
    Já utilizei nas compras de tapetes!!

    #esperandooutropost

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Patricia!! Adorei o seu Blog, ele tá lindo! Vou acompanhar suas atualizações, com certeza! Tenho muito o que aprender...um dia eu chego lá!!! :o))
    Bjo!
    Orlane

    ResponderExcluir
  9. Patrícia!
    Que legal o teu blog!
    Eu não sabia desse lado profissional...Parabéns!
    Lindo.
    Themys Nunes

    ResponderExcluir