terça-feira, 14 de junho de 2011

Como dividir ambientes

Me diga quem nunca ficou na dúvida em como dividir os ambientes de forma bonita e prática? Pois bem, saibam que é possível sim fazê-lo... Independente do tamanho de seu cantinho sempre dá pra dar um jeitinho. Marcar visualmente os espaços com diferentes funções, mas sem erguer uma parede entre eles - já que divisões dão a impressão de área menor. Vamos ver?

Cores

As cores podem determinar o uso dos ambientes. Separar a sala de estar e a sala de jantar pintando cada uma delas de uma cor ou sobre tom pode ser uma idéia.


O mesmo efeito se consegue com papel de parede ou um painel de madeira por exemplo. No quarto das crianças é possível estabelecer o lado masculino e o lado feminino pintando a parede de duas cores. Os móveis de cada filho podem ser diferentes ou não. Mas o ideal é usar uma base neutra para o mobiliário e ousar nas cores e detalhes femininos e masculinos.



Pisos e tapetes
A mudança de piso de um espaço para o outro pode se dar da várias formas. Uma delas é pelo tipo de revestimento, como ter porcelanato na cozinha e amadeirado na sala. Ou ainda fazer um detalhe, recorte entre os dois pisos pra que os ambientes fiquem visualmente separados.


Os tapetes  também servem ao propósito de limitar o espaço, mas sem fechá-lo. É importante ter essa noção de onde o ambiente começa e termina, isso gera sensação de conforto. Ao mesmo tempo em que a setorização define, ela mantém a área ampla.











Móveis “coringas”
Eles são grandes aliados na hora de dividir os ambientes. Dentre os "coringas" da delimitação de ambientes estão os aparadores. Em geral colocados atrás do sofá, suavizam as costas do móvel e dialogam com o outro espaço, para o qual estão virados. Uma dica: os móveis devem ter acabamentos dos dois lados.


O aparador pode ter a altura do encosto do sofá...

...ou ser mais baixinho. 

Já os bancos podem ser usados também, pois não rompem a unidade visual do ambiente. Ao contrário: por serem compartilhados pelos dois espaços ajudam a integrá-los. Servem como assento extra ou como mesas de centro.

Usado como mesa...
 
 

...ou empilhado.

 Os biombos são uma opção dependendo do estilo da decoração. Eles funcionam como uma parede móvel e são perfeitos para quem tem um computador na sala por exemplo. No quarto, eles garantem um lugarzinho só seu e separam o lugar de se vestir e sua cama.


 

Aqui o biombo proporciona privacidade...

 vira cabeceira...



 

 

... pode criar clima de intimidade na sala de jantar...


... ou fazer uma separação sutil entre os ambientes.


Pode-se usar também estantes vazadas, existem variados modelos no mercado ou você pode contratar um profissional para projetar um especialmente para você!




Essa estante é de papelão!